Tratamentos do câncer de glândulas salivares
Após o diagnóstico e estadiamento da doença, o médico discutirá com o paciente as opções terapêuticas para seu caso. É importante que todas as opções de tratamento sejam discutidas com o médico, bem como seus possíveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às necessidades de cada paciente.
As opções de tratamento para o câncer de glândulas salivares incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo e imunoterapia ou uma combinação de duas ou mais dessas modalidades terapêuticas.
A escolha do tratamento dependerá de fatores como localização, tipo e estadiamento da doença. Ao determinar o tipo de tratamento, o médico também levará em conta o estado de saúde geral do paciente, as chances de cura da doença, bem como o impacto do tratamento em funções como a fala, mastigação, deglutição e aparência estética.
Em função das opções terapêuticas definidas para cada paciente, a equipe médica deverá ser formada por especialistas, como cirurgião, otorrinolaringologista, radiooncologista e oncologista. Mas, muitos outros profissionais poderão estar envolvidos durante o tratamento, como, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos.
Tomando decisões sobre o tratamento. É importante que todas as opções terapêuticas sejam discutidas com o médico, bem como seus possíveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às suas necessidades. Se o tempo permitir procure uma segunda opinião, isso pode lhe trazer mais informações e ajudá-lo a se sentir mais confiante sobre o tratamento que escolher.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/03/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.