Tratamentos do Câncer em Adolescentes
Pessoas mais velhas são muito mais propensas a ter câncer do que as pessoas mais jovens, por isso a maioria dos oncologistas atendem principalmente adultos. Alguns oncologistas pediátricos são especializados no tratamento do câncer infantil. Existem poucos oncologistas que se especializam apenas em adolescentes e adultos jovens com câncer, por isso nem sempre fica claro qual médico é o mais indicado. E a escolha, muitas vezes, depende da idade do paciente e do tipo de câncer.
Cânceres em adolescentes que são mais frequentes em crianças, como a leucemia linfoide aguda, sarcomas ósseos (osteossarcoma e sarcoma de Ewing) e rabdomiossarcoma são, geralmente, tratados por oncologistas pediátricos. Por outro lado, adolescentes com tipos de câncer que são mais frequentes em adultos, como câncer de pele melanoma ou câncer de tireoide, podem consultar oncologistas para adultos, por tratarem esses tipos de câncer com mais frequência.
Os médicos tendem a usar terapias mais intensas no tratamento de crianças com câncer do que em adultos. Geralmente o organismo das crianças é capaz de se recuperar de altas doses de quimioterapia comparado com o de um adulto. E, em geral, os cânceres infantis respondem melhor à quimioterapia, porque tendem a ser cânceres de crescimento rápido.
Para alguns tipos de câncer, como leucemia linfoide aguda e sarcoma ósseo, os tratamentos mais agressivos utilizados para crianças mostraram bons resultados para os adolescentes e jovens adultos, mas para outros tipos de câncer, os resultados não são tão claros. Entretanto, isso pode depender da idade do paciente e do tipo de câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.