Tumores benignos da cavidade nasal e seios paranasais
Alguns tumores na cavidade nasal e seios paranasais não são malignos, mas podem provocar alguns problemas.
- Pólipos nasais. Crescimentos anormais no interior da cavidade nasal e dos seios paranasais. A maioria dos pólipos nasais é benigna e pode ser causada por algum tipo de inflamação crônica no nariz. O diagnóstico é realizado por exames convencionais, mas em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma biopsia. Pólipos pequenos, sem sintomas, nem sempre precisam de tratamento, mas pólipos maiores que causam problemas precisam ser tratados com medicamentos ou cirurgia.
- Papilomas. Verrugas que podem crescer no interior da cavidade nasal e dos seios paranasais, destruindo o tecido saudável. Geralmente possuem uma superfície irregular. Os papilomas não são malignos, mas às vezes, o carcinoma espinocelular se inicia em um papiloma. Devido ao risco de câncer, os papilomas são removidos cirurgicamente.
- Papiloma invertido. Um tipo de tumor benigno, mas que se comporta mais como um câncer. Tem tendência a reaparecer e pode se desenvolver nos tecidos adjacentes. O tratamento do papiloma invertido, muitas vezes, inclui o mesmo tipo de cirurgia realizada para tumores malignos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.