Tumores Benignos da Pele
Muitos tumores benignos podem se desenvolver a partir de diferentes tipos de células da pele.
Tumores benignos que se originam nos melanócitos
Pode se dizer que uma pinta é um tumor benigno da pele que se desenvolve a partir dos melanócitos. Quase todas as pintas são inofensivas, mas alguns tipos podem aumentar o risco de melanoma.
A pinta de Spitz é um tipo de tumor de pele que, às vezes, se parece com o melanoma. É mais comum em crianças e adolescentes, mas também pode ser visto em adultos. Esses tumores são geralmente benignos e não se disseminam. Entretanto, algumas vezes os médicos têm dificuldade para diferenciar uma pinta de Spitz de um melanoma, mesmo quando observadas sob um microscópio. Portanto, por segurança essas pintas são removidas.
Tumores benignos que se originam de outros tipos de células da pele
Os tumores benignos que se desenvolvem a partir de outros tipos de células da pele incluem:
- Queratoses seborreicas. Pontos salientes marrons, bege ou pretos com superfície áspera.
- Hemangiomas. Crescimentos benignos dos vasos sanguíneos muitas vezes denominados de manchas de cereja, morango ou vinho.
- Lipomas. Tumores benignos das células de gordura.
- Verrugas. Crescimentos de superfície áspera causados por alguns tipos do vírus do papiloma humano (HPV).
A maioria desses tumores raramente se transforma em câncer. Existem, ainda, outros tipos de tumores benignos na pele, mas são raros.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 14/08/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.