Tumores benignos do ânus
Vários tipos de tumores podem se desenvolver no ânus. Mas, nem todos esses tumores são malignos, alguns podem ser benignos.
Os principais tipos de tumores benignos do ânus são:
Pólipos. Os pólipos são pequenos crescimentos irregulares ou na forma de cogumelo que se desenvolvem na mucosa ou sob a mucosa. Existem vários tipos, incluindo pólipos inflamatórios, pólipos linfoides e pólipos fibroepiteliais.
Tumores de pele. São tumores benignos do tecido conjuntivo cobertos por células escamosas. As lesões na pele são muitas vezes confundidas com hemorroidas.
Condilomas. Os condilomas ou verrugas anais são tumores que ocorrem fora do ânus e na parte inferior do canal anal abaixo da linha dentada. Ocasionalmente condilomas podem ser encontrados um pouco acima da linha dentada. Eles são causados por infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). As pessoas que tiveram condilomas são mais propensas a desenvolverem câncer de ânus.
Outros tumores benignos. Em casos raros, os tumores benignos podem crescer em outros tecidos do ânus. Esses incluem:
- Leiomiomas. Tumores benignos que se desenvolvem a partir de células de músculo liso.
- Tumores de células granulares. Tumores que se desenvolvem a partir das células nervosas e são compostos de células que contêm grande quantidade de pequenos grânulos.
- Lipomas. Tumores benignos que começam a partir de células de gordura.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 13/11/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.