Tumores estromais de ovário
Cerca de 1% dos cânceres de ovário são tumores de células estromais. Mais da metade dos tumores estromais de ovário são diagnosticados em mulheres acima de 50 anos, mas cerca de 5% ocorrem em mulheres jovens.
O sintoma mais frequente desses tumores é o sangramento vaginal anormal. Isso acontece porque muitos desses tumores produzem hormônios femininos (estrogênio). Esse hormônio pode causar sangramento vaginal (como menstruação) após a menopausa. Em jovens, esses tumores podem provocar períodos menstruais e o desenvolvimento da mama antes da puberdade.
Com menos frequência, os tumores estromais produzem hormônios masculinos, como a testosterona. Se hormônios masculinos são produzidos, os tumores podem provocar a interrupção dos períodos menstruais. Eles também podem provocar crescimento de pelos faciais e corporais. Outro sintoma dos tumores estromais pode ser dor abdominal súbita, que ocorre quando o tumor começa a sangrar.
Os tumores estromais malignos incluem tumores de células granulosas, o tipo mais frequente, tumores da teca-granulosa e tumores de células de Sertoli-Leydig, são considerados de baixo grau. Os tecomas e os fibromas são tumores estromais benignos. Os tumores estromais malignos são frequentemente diagnosticados em estágio inicial e têm um bom prognóstico, mais de 75% das pacientes sobrevivem a longo prazo.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 11/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.