Tumores filoides da mama
Os tumores filoides são mais frequentes em mulheres entre 40 e 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. As mulheres com síndrome de Li-Fraumeni têm um risco aumentado de desenvolver tumores filoides.
Diagnóstico dos tumores filoides da mama
Os tumores filoides geralmente são apalpados como um nódulo firme e indolor na mama. Eles tendem a crescer rapidamente e frequentemente esticam a pele.
Muitas vezes, esses tumores são visualizados em exames de imagem, como ultrassom ou mamografia. Eles também podem ser confundidos com fibroadenomas, tumores de mama não cancerígenos que ocorrem mais frequentemente em mulheres jovens, necessitando de mais exames para o diagnóstico correto.
Para isso, geralmente é realizada uma biópsia por agulha grossa, mas às vezes o tumor inteiro precisa ser removido para a confirmação diagnóstica da doença.
Como os tumores filoides afetam o risco de desenvolver câncer de mama?
Ter um tumor filoide benigno ou maligno não afeta o risco de desenvolver outros tipos de câncer de mama. Ainda assim, a paciente deve ser acompanhada com exames de imagem regulares após o tratamento de um tumor filoide, porque esses tumores podem recidivar após a cirurgia.
Tratamento dos tumores filoides da mama
Os tumores filoides geralmente precisam ser completamente removidos cirurgicamente.
Se o tumor for considerado benigno, uma biópsia excisional pode ser tudo o que é necessário, desde que o tumor tenha sido completamente removido.
Se o tumor for limítrofe ou maligno, a cirurgia deve ter o cuidado de ter as margens livres. Isso pode ser feito com a cirurgia conservadora da mama, lumpectomia ou mastectomia parcial, onde parte da mama é removida. Ou com mastectomia, com a retirada de toda a mama, especialmente se uma margem de tecido mamário normal não puder ser retirada com a cirurgia conservadora. A radioterapia pode ser administrada na área após a cirurgia, para destruir as células cancerígenas remanescentes.
Os tumores filoides malignos são diferentes dos tipos mais frequentes de câncer de mama. Eles não respondem a alguns dos tratamentos frequentemente usados no tratamento do câncer de mama, como hormonioterapia ou quimioterapia. Os tumores filoides disseminados são frequentemente tratados como sarcomas de partes moles e não como tumores da mama.
Os tumores filoides também podem recidivar localmente. Por essa razão, é importante o acompanhamento com exames da mama e exames de imagem após o tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 15/06/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.