Usuários do SUS poderão participar da reunião da Conitec
O que houve?
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) anunciou no dia 30 de outubro de 2020, que agora os usuários do SUS poderão compartilhar com o Plenário suas experiências no enfrentamento das mais diversas condições de saúde.
A proposta visa estimular a participação voluntária da sociedade, para que possam levar para o plenário aspectos ligados à vida real e importantes considerações para o processo de análise de incorporação de tecnologias realizado pela Comissão.
As participações dos usuários, denominados como pacientes-testemunho, deverão acontecer na apreciação inicial da tecnologia que estará em avaliação, antecedendo a consulta pública, onde a Conitec define a recomendação preliminar da tecnologia.
Haverão chamadas públicas para a inscrição dos interessados que já se iniciam na próxima semana, por meio da página oficial da Conitec. Podem participar pacientes, familiares, tutores e cuidadores.
E agora?
A primeira participação do paciente-testemunho está prevista para a 93º reunião que ocorrerá em dezembro/2020. Os relatos devem ser feitos em até dez minutos. A pauta da reunião em questão será sobre o medicamento tafamidis meglumina para tratamento da cardiomiopatia amiloide, doença rara causada por um distúrbio do metabolismo de proteínas que atinge os tecidos do coração, prejudicando seu funcionamento.