5° Fórum Oncoguia 2015
Tecnologia, humanização e acesso. Esse foi o tema central dos debates que ocorreram no 5º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia, promovido pelo Instituto Oncoguia, na Câmara dos Deputados, durante os dias 8 e 9 de abril, em Brasília. A data não foi escolhida por acaso: 8 de abril é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o que torna ainda mais relevante a oportunidade de chamar a atenção para os importantes problemas enfrentados pelos pacientes no país.
"Temos conquistas importantes na área da Oncologia, grandes avanços tecnológicos, mas que em muitos casos de nada adiantam, se não acontecem na prática ou não estão acessíveis a quem mais importa, os pacientes”, alerta a presidente do Instituto Oncoguia, a psico-oncologista e especialista em Bioética, Luciana Holtz de Camargo Barros.
O Fórum, contou com a presença de mais de 250 pessoas, durante os dois dias, se reuniram em Brasília os mais diversos profissionais envolvidos com a temática do câncer, como órgãos de governo, a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e representantes de empresas e da indústria farmacêutica, de operadoras de planos de saúde, pesquisadores, ONGs, parlamentares, entre outros.
O evento mostrou que é possível reunir em uma mesa de discussão diferentes pontos de vista buscando o consenso em benefício do paciente oncológico.