V
Glossário de termos utilizados neste portal:
Varredura com radionuclídeos. É um procedimento utilizando radiofármacos que produz imagens das estruturas internas do corpo, incluindo áreas onde existem células cancerígenas.
Varredura por tomografia por emissão de pósitrons. A varredura PET mede variações nos processos bioquímicos, quando alterados por uma doença, e que ocorrem antes que os sinais visíveis da mesma estejam presentes em imagens de tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O exame PET é uma combinação de medicina nuclear e análise bioquímica que permite uma visualização da fisiologia humana por detecção eletrônica de radiofármacos emissores de pósitrons de meia-vida curta.
Verruga displásica. Um tipo de verruga diferente das comuns, muitas vezes maior e com bordas difíceis de serem percebidas. Sua cor é geralmente irregular e pode variar do rosa ao marrom escuro. Sua superfície pode ser em relevo. Uma verruga displásica pode evoluir para melanoma.
Vírus da hepatite B. Vírus que causa a hepatite B. É transmitido para outras pessoas por meio do sangue ou contato sexual. Além disso, crianças nascidas de mães infectadas podem se infectar com o vírus.
Vírus da hepatite C. Vírus que causa hepatite C. É transmitido para outras pessoas por meio do sangue ou contato sexual. Além disso, crianças nascidas de mães infectadas podem se infectar com o vírus.
Vírus do papiloma humano. O vírus do papiloma humano pode causar um crescimento de tecido anormal, por exemplo, verrugas genitais e outras alterações de células. A infecção com determinados tipos de HPV aumenta o risco de desenvolvimento de câncer do colo do útero.