Vivendo com a doença de von Hippel-Lindau
Ser portador da doença de von Hippel-Lindau pode significar viver com incertezas. Se você herdou uma mutação genética que provoca a doença, existe 50% de chance de contrair a enfermidade. Se isso ocorrer, há 97% de chance de ter determinados tipos de câncer e outros tipos de doenças depois dos 60 anos.
Mas ninguém pode prever exatamente como a doença de von Hippel-Lindau afetará a vida de uma pessoa, por isso listamos abaixo formas de como gerenciar esses desafios:
- Considere o apoio à saúde mental. Um estudo mostrou o impacto emocional que um diagnóstico da doença pode apresentar, incluindo ansiedade e ataques de pânico.
- Proteja seu estado geral de saúde. Mantenha uma dieta equilibrada com proteínas magras, cereais integrais, folhas verdes e muitos vegetais. Pratique atividade física, que possa ajudar a aliviar o estresse. Mantenha as vacinas para sua faixa etária em dia.
Mantenha-se atento a determinados sintomas e procure um médico se apresentar algum dos relacionados a seguir:
- Alterações na visão ou audição.
- Dor de cabeça.
- Náuseas ou vômitos não provocados por outras doenças.
- Aumento acentuado da pressão arterial.
- Dificuldade repentina para andar, se equilibrar ou de coordenação.
Texto originalmente publicado no site da Cleveland Clinic, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.