Vivendo com câncer
O câncer é uma doença que pode durar muito tempo. Às vezes, as pessoas próximas ao paciente se envolvem muito no início, mas acabam se distanciando à medida que o tratamento se prolonga por meses ou até anos. É compreensível que você também possa ficar esgotado. Ainda assim, você e o paciente precisam de apoio emocional durante todo curso da doença.
Lembre-se que o incentivo e o apoio podem ajudar um paciente a recuperar a esperança, mesmo quando se sinta derrotado pela doença ou seu tratamento. Além disso, o apoio da família e dos amigos ajuda os dois a terem uma vida tão normal quanto a doença permitir. Se você for uma pessoa de apoio para alguém com câncer, tente ficar lá por um longo período. Estar lá e depois recuar pode ser muito doloroso para o paciente que precisa de você e pode até ser pior do que nunca ter estado lá.
É difícil saber se você está passando dos limites ou tratando a pessoa com câncer muito como um "paciente com câncer" e não como membro da família ou amigo. Incentive o paciente a cruzar essa linha e que se abra com você. Todo paciente aprecia o familiar ou amigo que se lembra da pessoa e não apenas do paciente, e lembra que essa pessoa tinha, e ainda tem, pontos fortes e fracos, interesses e uma vida que nada tem a ver com câncer. Às vezes, ser a pessoa na vida de um paciente com câncer que se lembra dele como pessoa, é um presente especial.
- Buscando ajuda especializada
- Preocupando-se com você, o cuidador
- Dando apoio
- Reabilitação
- Falando com a equipe médica multidisciplinar
- Dicas para os cuidadores
- Maneiras de lidar com o diagnóstico de câncer
- Sobre o câncer
- Como conversar com alguém que tem câncer?
- Conversando sobre o câncer
- 25 dicas para apoiar um paciente com câncer