XI Fórum Nacional Oncoguia propõe mais equidade, justiça e empatia no mundo do câncer
O Oncoguia, organização sem fins lucrativos (ONG), que apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, promove mais uma edição do Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia. O evento, que está em sua 11ª edição, tem como objetivo debater os principais problemas e desafios enfrentados pelos pacientes com câncer, sejam eles atendidos pelo no Sistema Único de Saúde (SUS) ou na rede de saúde suplementar. Tendo como temática principal “Por Mais Equidade, Justiça e Empatia no mundo do câncer'', o fórum acontece de de 04 a 07 de maio 2021, a partir das 16h, e é gratuito.
"Com ou sem pandemia, temos um cenário oncológico precisando de muita atenção. O Fórum nos ajuda a colocar em evidência as principais dificuldades enfrentadas pelos pacientes diante da doença, levando a discussão para um nível sistêmico, inclusive no que tange às políticas públicas. E, para isso, reunimos os melhores e mais capacitados profissionais e especialistas, nos mais variados temas", ressalta Luciana Holtz, presidente do Oncoguia.
O XI Fórum Nacional Oncoguia conta com a participação de pacientes, familiares, representantes de instituições de saúde, entidades de classe, sociedades médicas, governo e gestores públicos, como palestrantes ou inscritos. Ao longo dos quatro dias de evento serão discutidos importantes temas como: principais novidades e tecnologias existentes para diagnosticar e tratar o câncer no Brasil, bem como os gargalos e proposições; direitos dos pacientes e os desafios que envolvem garanti-los na prática; e um panorama sobre o estágio do Brasil no que diz respeito ao uso de dados de qualidade e políticas públicas baseadas em evidências. Também estarão em pauta os impactos da pandemia no mundo do câncer, os principais desafios e aprendizados e possíveis caminhos para minimizá-los.
Além da presidente e fundadora do Oncoguia, Luciana Holtz, outros nomes de peso participarão das discussões. Entre eles o ex-ministro da saúde, Nelson Teich, e a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Trajano e outros importantes nomes como Edu Lyra, Rafael Kaliks, Gonzalo Vecina, Denizar Vianna, Paulo Hoff, Maira Caleffi, Clarissa Mathias, Felipe Roitberg, etc.
Luciana enfatiza ainda a importância da participação de todos os envolvidos com o tema do câncer. "Do paciente, passando pelos profissionais de saúde e chegando nas esferas políticas, todos podem e devem participar. Afinal, sim, o câncer é um problema de todos nós.”
O evento é gratuito e on-line. A programação está disponível no site e as inscrições podem ser feitas em oncoguiaeventos.org.br.
Sobre o Oncoguia
O Oncoguia é uma ONG que apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível.
Atendimento Oncoguia (nacional e gratuito): 0800 773 1666.
Saiba mais: www.oncoguia.org.br
Informações para imprensa
Deborah Rezende
[email protected]
Tel. (11) 97020.6159
- Tratamentos para o câncer de pulmão oferecidos no SUS estão defasados em 10 anos
- Dia Mundial do Câncer: 85% dos moradores de favelas no Brasil cuidariam melhor da saúde se “tivessem mais dinheiro”
- Oncoguia inova na forma de informar sobre câncer ao priorizar o que importa para o paciente
- Nova Política Nacional: Oncoguia contribui para maior transparência e financiamento no cuidado ao câncer pelo SUS
- Outubro Rosa 15 anos: 5 destaques sobre o câncer de mama no Brasil