Confira aqui os depoimentos

  • Isabela - Câncer de Fígado
    "Se eu pudesse voltar no tempo teria tirado a bebida da vida do meu pai muito antes..."

Meu pai sempre foi uma pessoa muito ativa, trabalhava, praticava esportes, mas também bebeu e fumou por muitos anos.


Há uns 5 anos atrás descobriu que estava com hepatite C, fez o tratamento certinho e abandonou a bebida e cigarro, trazendo assim a feliz notícia que o tratamento foi eficaz e ele estava curado, mas não poderia voltar a beber, pois poderia evoluir para uma cirrose. Até aí ok, ele nunca mais beber nada alcoólico, estava vivendo normalmente.


Em meados de Maio começou a sentir uma "dorzinha" no estômago, achamos que era do sistema nervoso, pois estava passando por um período difícil no trabalho. 

Foi quando na primeira semana de Junho do nada ele sentiu as pernas e barriga incharem e foi ao hospital, fez uma bateria de exames e ali descobrimos que ele estava com uma cirrose em estágio avançado e dois nódulos no fígado. Nosso chão caiu: como pode isso estar nesse nível e ele só sentir agora? 


Infelizmente ele não teve a opção de transplante e nem quimioterapia pois estava tudo muito avançado. Retiraram o líquido da barriga para exames e ele retornou para casa. Ficou uma semana em casa e sentiu novamente dor, fomos até o hospital e mal sabíamos que ele não voltaria para casa.


Foram 4 dias de muita tristeza o vendo sofrer. Os médicos falaram que não teria mais o que fazer além de medicá-lo para que não sentisse dor. Falaram que em qualquer momento partiria, só quem já ouviu isso de um médico sabe a dor que é.


Ficamos com ele todo o tempo, dia e noite dando todo suporte que ele precisasse e crendo em um milagre divino, mas na quinta feira,15h, depois da chegada da filha caçula dele, ele se foi.


Estava sob efeito de morfina, com os órgãos parando aos poucos. Foi a pior dor que já senti na minha vida. Difícil acreditar que a pessoa está "bem" e em questão de duas semanas se vai de uma forma tão triste. 


Foi uma doença silenciosa e o médico disse que o principal fator foi o abuso de álcool durante a vida dele. Por isso deixo aqui meu pedido à você que está lendo meu relato, por favor não brinque com o álcool, ele tem o poder de te destruir sem você notar e pode ser tarde quando descobrir.


Nosso consolo é saber que a dor dele acabou e ele está melhor agora. Desejo força a todos que passam por essa doença e seus familiares.


Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!