Confira aqui os depoimentos
-
Tatiana Souza - Câncer de Mama Avançado
"Em março eram nódulos de gordura e em julho câncer avançado."
Exatamente na segunda de carnaval de 2022 ao tomar banho senti um caroço no seio direito, esperei angustiada a quarta de cinzas para procurar o ginecologista que me pediu ultrassom de mamas e mamografia, realizei no dia seguinte, e logo fui tranquilizada que eram nódulos de gordura.
Tirei dúvida com outros médicos que me disseram o mesmo, 4 meses depois senti discreta dor no mesmo seio e estava inchado em direção ao nódulo que me parecia maior, retornei ao médico que pediu ultrassom, consegui agendar pro mesmo dia, o médico da ultra som antes de começar olhou no sistema e falou que 4 meses atrás estava tudo normal, então eu disse que agora estava sentindo dor, estava parecendo inflamado, quando ele começou fazer o exame me olhou nos olhos com semblante preocupado, imediatamente comecei fazer diversas perguntas, às quais ele respondia com muita paciência explicando a situação.
Me orientou procurar um especialista urgentemente pois já tinha aparecido um linfonodo na axila do mesmo lado. Fui rapidamente ao PS ginecológico onde a médica pediu a biópsia, foram dias de tensão até sair o resultado que foi o que eu mais temia "câncer".
O mastologista explicou que em março poderia até ter um micro início que possa ter sido mascarado pelos nódulos de gordura, mas q era do tipo agressivo, alta proliferação, que já não era mais inicial, e sim avançado, apresentando linfonodo (metástase), informou que eu deveria iniciar urgentemente a quimioterapia para controlar o crescimento e preservar ao máximo a mama, 6 sessões que até agora fiz 2, e depois cirurgia, daí então verá se há necessidade de radioterapia.
Eu estava meio que em choque, parecia não sentir emoção alguma, nem entender nada q ele falava, mas no momento em q eu fui agendar as sessões de químio, ao ver aquelas pessoas com expressões cansadas, descoradas, sem cabelo, é como se tivesse caído a ficha, cai numa crise de choro, passei uns 2 dias chorando e pensei comigo, tenho 2 opções, me entregar, ou enfrentar com fé e coragem... optei pela segunda opção, e foi aí que descobri uma força que não imaginei que tinha, raramente derrubou algumas lágrimas, só qdo minhas filhas e meu marido choram. Mas agora tudo está melhor, eles estão vendo meu bom astral, disposição, e até mesmo agora q tive q raspar a cabeça devido a queda intensa e o embolando no cabelo, eu mesmo peguei a tesoura e cortei, depois meu marido passou a maquininha na 0, estou curtindo, tentando tirar algo bom de tudo isso, afinal, não tenho mais que me preocupar de lavar, cuidar, arrumar cabelo, e faço questão de ir maquiada e alegre para quimioterapia, pois é ali que começa minha cura, Deus é comigo e com todos que tem fé.
Ao descobrir o diagnóstico pedi pra Deus me ajudar a sentir os efeitos, queria ficar passando mal como já vi tantos casos, estou sendo atendida, não perdi nem o apetite. Sou muito grata à Deus por tudo, pela estrutura psicológica, física, familiar e amigos.