Nessa página especial disponibilizamos diferentes materiais educativos que ajudarão o paciente ou o familiar a compreender melhor a doença, diferentes tratamentos, seus direitos, manejo de efeitos colaterais e muito mais. Você pode dar uma boa olhada no menu e ir clicando item por item para escolher aquele que mais se conecta com o que você precisa. Escolha seu material, faça seu cadastro e na sequência você terá acesso ao pdf. Baixe e boa leitura!
![](https://www.oncoguia.org.br/pub/folhetos/mieloma-multiplo_i_9e0a_220119_3933.jpg)
Estou com câncer, e agora?
Mieloma Múltiplo
O mieloma múltiplo ocorre quando as células plasmáticas se tornam cancerígenas e crescem fora de controle. Ao contrário de outros tipos de cânceres, o mieloma não existe como um nódulo ou tumor. Ele afeta regiões onde a medula óssea está normalmente ativa em um adulto, como os ossos da coluna vertebral, crânio, pelve, caixa torácica, ossos longos dos braços e pernas e as áreas ao redor dos ombros e quadris.
Download![](https://www.oncoguia.org.br/pub/folhetos/tumor-neuroendocrino_i_0492_220106_0401.jpg)
Estou com câncer, e agora?
Tumor Neuroendócrino
Os tumores neuroendócrinos podem ser funcionais ou não funcionais, dependendo de sua secreção hormonal. Os TNEs funcionais produzem hormônios em excesso, enquanto os tumores não funcionais não produzem hormônios ou não o suficiente para provocar sintomas perceptíveis. Cerca de 60% dos TNEs são classificados como não funcionais.
Download![](https://www.oncoguia.org.br/pub/folhetos/cancer-de-figado_i_f29d_201016_0427.jpg)
Estou com câncer, e agora?
Câncer de Fígado
O carcinoma hepatocelular é a forma mais frequente de câncer de fígado em adultos. Ele tem padrões diferentes de crescimento: alguns começam como um tumor único e outros surgem como muitos nódulos pequenos por todo o fígado, sendo que essa última situação é frequente em pessoas com cirrose hepática.
Download![](https://www.oncoguia.org.br/pub/folhetos/cancer-de-bexiga_i_241120_3816.png)
Estou com câncer, e agora?
Câncer de Bexiga
Os sinais e sintomas mais frequentes do câncer de bexiga são sangue na urina e mudanças nos hábitos urinários ou sintomas irritativos. O câncer de bexiga também pode, algumas vezes, provocar alterações na micção, como: urinar com frequência maior que a habitual; sensação de dor ou queimação ao urinar; urgência para urinar, mesmo quando a bexiga não está cheia; e, problemas para urinar ou fluxo de urina fraco.
Download![](https://www.oncoguia.org.br/pub/folhetos/cancer-de-mama-avancado_i_ae42_181112_3810.jpg)
Estou com câncer, e agora?
Câncer de Mama Avançado
Quando as células cancerígenas se disseminam e formam um novo tumor em um órgão longe do sítio primário, esse tumor é denominado metastático e suas células são originárias e mantêm as características das células do tumor do sítio original. Isto significa, por exemplo, que se um câncer de mama se disseminou para os pulmões, o tumor metastático no pulmão é constituído por células cancerosas da mama e não de células do pulmão.
Download